Resposta do Sindicato: Caro Hugo, o Sindicato possui um Departamento Jurídico exclusivamente para atender os trabalhadores metalúrgicos. Qualquer questão ou dúvida trabalhista que vc tenha, procure o departamento.

Por Sindicato 17/12/14

boa noite, gostaria de saber se pelo sindicato tem algum advogado. 

Por hugo 16/12/14

Qual é a data-base da campanha salarial dos Sindicato metalúrgicos - SP?

Resposta do Sindicato: Caro Werley, a data-base dos metalúrgicos é 1º de novembro.

Por Werley Silva 13/11/14

olá, queria que voces calculassem minha rescisão, entrei no dia 07/05/2014 e saí no dia 20/06/2014 por término de contrato e não quis continuar mais na empresa. Meu salario era de 6,00 por hora, totalizando 1.320,00 por mês, porque a empresa só me pagou 200,00 e queria saber se está correto.
Resposta do Sindicato: Vc precisa procurar o Sindicato da sua categoria para fazer os cálculos da sua rescisão. Se não conseguir obter esta informação no Sindicato, procure a Superintendência Regional do Trabalho - rua Martins Fontes, 109, centro. Leve todos os comprovantes e documentos do trabalho que tiver, para que eles possam te dar as informações que vc precisa e rever os cálculos dos seus direitos. 

Por joao carlos santos 24/06/14

meu nome e jose pereira,  trabalho na raven ferramentas há dois anos e de um certo tempo pra cá venho ajudando meus companheiros a lutar pelos nossos direitos trabalhistas e tenho recebido apoio dos amigos sindicalistas adriano lateri e do joao alves carvalho, assessor de diretoria. Estou indicado a delegado sindical estou esperando para assumir este posto dentro da minha empresa e defender os direitos dos trabalhadores ....

Por jose pereira de sousa neto 15/04/14

A firma em que trabalho mudou-se para outro galpão e nesse outro não  háestrutura para um trabalho saudável, mistura acabamento de peça junto de pintura e solda, às vezes me dá até tontura por causa da tinta e não tem nem exaustor. Eles dizem que primeiro devem dar prioridade às coisas mais importantes, parte de escritorio, faturamento se não ainda ficaríamos sem salario no começo do mês.
Resposta do Sindicato: Companheiro, segurança e saúde vêm em primeiro lugar. Vc e os outros estão correndo risco. A empresa não tem Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)? Se não tem deveria ter. A empresa é de que ramo? Converse com os demais companheiros sobre isso e procure o seu sindicato. Depois que o acidente acontece não tem mais volta.

Por thiago 31/03/14

Bom dia. Gostaria de saber se existe acordo entre sindicato, colaboradores e empresa para que a hora extra seja paga "por fora". Tenho conhecimento de metalurgica que adota o procedimento de não citar hora extra no holerit. Ou seja, não realiza os pagamentos dos devidos encargos, além, do reflexo em férias e 13º salário.
Resposta do Sindicato: O Sindicato não faz este tipo de acordo. Hora extra tem que vir especificada no holerite, isso é lei, e tem reflexos sobre outros direitos, como vc citou, inclusive fundo de garantia. Se a emprea está pagando por fora está lesando os funcionários. Denuncie ao Sindicato

Por Jhonny 24/03/14

trabalho na mgm solda, porém, o patrão não paga periculosidade, por lei eu sei que era para eu receber porque eu sou eletricista e, além disso, eu entro na gabine primária.

Por jandui alves de souza 05/02/14

Gostaria de uma ajuda, queria tirar umas duvidas, três funcionarios que trabalham comigo foram mandados embora hoje, porque protestaram e entraram em greve pelo atraso no vale (20) e só receberam 4 dias depois. Nao foi a primeira, mas sim a terceira vez que isso acontece. Eu so nao fui mandado embora porque estou de ferias. Gostaria de saber se é certo ou não, tem outras irregularidades que poderemos nos comunicar futuramente. Aguardo resposta obrigado.
Resposta do Sindicato: A empresa agiu de forma arbitrária para reprimir qualquer ação dos funcionários. É uma prática antissindical que o sindicato repudia. Vc deve entrar em contato com o departamento jurídico do Sindicato (3388-1206) ou secretaria-geral (3388-1007) e informar qual é a empresa para que a entidade possa tomar as medidas necessárias e garantir os direitos dos trabalhadores.

Por war 01/11/13

Bom dia,prezados companheiros! gostaria de que fosse colocado no site os valores dos chalés e apartamentos para que possamos ter mais praticidade antes de fazermos as reservas, só assim poderíamos nos programar antes. Sou Delegada Sindical, mas peço essa acessibilidade para todos os companheiros de trabalho. Um forte abraço, Sr. Presidente.

Resposta do Sindicato: Informamos que a tabela de preço das diárias do Clube de Campo em Mogi, e do C entro de Lazer da Família Metalúrgica, em Praia Grande, estão no site. No home do site, clique no menu Lazer (item azul na parte de cima), depois, clique em Acesse aqui matéria com o valor das diárias no Clube de Campo e no Centro de Lazer.

Por Jocelma Maria Matias 13/08/13

Granero Limpadores de Parabrisas. Travessa da Vila Ema, nós não aguentamos mais trabalhar como aux produção sendo que operamos maquinas e ganhamos 1.033 por mes e nada mais. Ajudem para que eles registrem como se deve. Obrigado

Por miguel 08/07/13

meu ex patrão não devolve minha carteira e vem me prejudicando em empresas que tento entrar. Já coloquei um advogado, mas ele não dá baixa na minha profissional.

Por rafael frota de aguiar 21/05/13

Bom dia, eu fui demitido em 27/01/2011,queria saber se ainda posso entrar na Justiça para ter ao aviso previo porpocional. Eu vi que os demitidos antes de 13/10/2011 tinham direito, por isso estou enviando este e-mail. Obrigado, aguardo resposta.
Resposta do Sindicato: A lei estabelece prazo de dois anos após a rescisão do contrato de trabalho/homologação para o trabalhador ingressar na Justiça para reivindicar direitos trabalhistas. Como vc foi demitido em janeiro de 2011, este prazo já expirou, portanto, vc não poderia reivindicar a diferença do aviso proporcional. Nada o impede, porém, de consultar um advogado trabalhista ou o departamento jurídico do Sindicato. 

Por Carlos Augusto da Costa Araujo 09/04/13

Gostaria de elogiar a atuação do Sindicato em 2012. A dedicação e prestatividade dos delegados sindicais "Gigante" e Marcos Marques e as funcionárias Claudia e Roberta da sede de Mogi das Cruzes sempre atenciosos em esclarecer dúvidas com relação ao Sindicato. Feliz 2013!

Por Gerson Eduardo dos Eantos 28/01/13
ola sou cideval sou diretor do sindicato dos metalurgico de açailandia (ma) eu queria saber como vcss fazem pra pra conseguir a maioria dos socios nas assembleia nos nao conseguem trazer vinte porcento dos nossos socio fazemos de tudo mas nao vem vcss poderia nos ajudar nessa pequeno problema eu fico preocuopado pois eu amo fazer parte do ramo sindical bla meu posto no stima secretario de publicações ate mais conto vocesPor cideval nascimento brandao 02/11/12

Delegado Parafuso e os trabalhadores de fábrica da Olver do Brasil e Instal shopping dos marceneiros está parabenizando o diretor David, e Issac e Cristina pela conquista de alguns benefícios como VR, piso da categoria da PRL, como mais motivação e coragem dos trabalhadores, quando for necessária uma batalha de primeira. Agradecido por mim e pelos trabalhadores da fábrica. PARABÉNS DIRETOR E ASSESSORES.

Por luiz fernando de lima 27/06/12

companheiros da Valeo parabenizam o Dr.Edson pelo grande desempenho e conquista nas negociacoes de melhoria de salários e ajuste de cargos.

Por Ademir 21/06/12

Queria saber quando dará início ao nível 3, pois fiz o 2 e não vejo a hora de fazer o proxímo para que possamos ser mais atuantes do que já somos dentro da empresa. Uma boa noite e até a próxíma.

Por Antonio Carlos 26/03/12

quero saber sobre o caso Bastien, que colocou centenas de trabalhadores na rua, pagando aluguel, e sobrevivem desde 09/2011 até hoje com benefício do governo, isso porque a Bastien, que dizia que funcionário era prioridade, ainda não pagou o que é de direito único: nossa rescisão; fomos todos roubados por essa corja de parasitas. A todos os companheiros que lerem esse desabafo não entrem nessa b.... Meus sentimentos ao senhor Armênio, um grande empresário que na sua direção até 2007 foi exemplo, contrário do filho que em 3 anos depenou a Bastien como se fosse um desmanche de carro.

Por flávio julio 23/03/12

Gostaria de saber se quando um médico dá atestado de, por exemplo, 5 dias o médico da empresa tem o direito de retirar os dias que o outro médico deu.

Por juliana 22/03/12

Boa noite, gostaria de saber como funciona uma empresa que desconta do funcionário o INSS e não repassa para o INSS. Estou afastado por acidente de trabalho desde março 2011, estou sendo prejudicado com o benefício, pois estou recebendo muito menos do que deveria por direito. Todavia, esta empresa trabalha irregular com os direitos do funcionário. tem muitas coisas que gostaria de dizer, mas quero que alguém me dê uma resposta para que ninguém passe pelo que estou passando. Tem mais, disseram que me pagariam o décimo terceiro dia 23/12/2011, e ainda não recebi. FICA AÍ. SERÁ QUE ISTO E JUSTO?

Por marcos alexandre 01/01/12
Espero ser convocado logo para o nível 3. Temos que ser respeitados pelos patrões e não abaixar a cabeça para o sistemaPor ivo 29/10/11
vamos para cima dos patrões amanhã. chega de palhaçada, queremos aumento decente Por ivo paulino de godoy 29/10/11
Caro Marcelo, sobre o seu e-mail, é importante vc procurar o Sindicato para que a diretoria possa verificar as irregularidades na empresa e agir em defesa dos funcionários. Por outro lado, é importante saber que benefícios a empresa desconta e não repassa. O FGTS, por exemplo, ela tem obrigação legal de depositar numa conta em nome do trabalhador, mas o valor não é descontado dos salários dos funcionários.Por Resposta do Sindicato 18/10/11
Eu, Marcelo, como delegado sindical, acho que o sindicato deveria ter um mural para divulgar um índice das piores empresas do estado de São Paulo mostrando para todos qual é o objetivo desta empresa para com o trabalhador, para ele saber que quando for encaminhado por uma agência para aquele empresa, já vai sabendo como é lá, pois tem muitas agências que falam que a empresa é boa, mas não, pois só tem falcatrua, como na empresa que eu trabalho, que desconta todos os beneficios e não repassa para nós e nem para o governo, como o noso fundo de garantia, que é fantasma, desconta mas não deposita ...Por marcelo de souza julião 09/10/11
Prezado Cícero, obrigado por sua participação e sugestão, que será encaminhada à diretoria. Vale acrescentar que o Sindicato publica no Jornal O Metalúrgico uma coluna específica com matérias sobre Direitos Trabalhistas e coloca à disposição da categoria um Departamento Jurídico (Fone: 3388-1200) Por Assessoria de Imprensa 12/09/11
"...POR QUÊ VOCÊS NÃO COLOCAM ALGUÉM PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE LEIS TRABALHISTAS ON-LINE? OBRIGADO PELA ATENÇÃO!"Por CICERO CARLOS DA SILVA 12/09/11
Sou sindicalizado há pouco tempo mas anseio muito em ser delegado sindical para poder melhorar a cada dia a situação dos trabalhadores do estado e porque não dizer do nosso País. Obrigado aos companheiros por esta oportunidade. Grato! Por apsulo Noronha 01/09/11
como eu posso fazer o curso de delegado sindical.
neizinho_41@hotmail.com.brPor Sidnei santos 23/08/11
Fiz o curso de delegada nível 1, gostei muito e aprendi muito lá. Espero ser chamada para participar do nível 2. Muito obrigada pela oportunidade.Por lucimar dias 26/07/11
FIZ O CURSO DE DELEGADO SNDICAL NIVEL 1, ACHEI EXCELENTE, MUITO INTERRESSANTE, ESPERO SER CONVIDADO PARA O NIVEL 2. MUITO OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE........Por marco antonio garcia [MARCAO] 18/07/11
Sr. Presidente Miguel Torres, gostaria de saber se existe uma previsão para o início do curso de Delegado Sindical nível 3. Grato!Por José Valdecir de Oliveira 18/07/11
Eu sou um trabalhador metalugico e gostaria de dizer que a redução das 40 horas semanais é muito importante para toda a clase trabalhista, eu tenho certeza que o nosso sindicato está lutando e vai continuar defendendo as 40 horas semanais. Eu queria só dizer que a luta pelas 40 horas semanais é muito importante para a classe trabalhadoraPor flavio 02/05/11
Eu queria só dizer que a luta pelas 40 horas semanais é muito importante para a classe trabalhadora, mas muitos patrões estão ameaçando muitos funcionários com demissões alegando que é impossível reduzir as horas. Mas eu acredito nesta mudanças, pois o trabalho escravo no Brasil tem que acabar, para isso estou confiante que o Sindicato fique do lado dos trabalhadores, pois os empresários só querem ter lucro e não valorizam os colaboradores de muitas empresas no Brasil, principalmente na capital de São Paulo, onde se concentra muitas empresas. Sem mais, vamos à luta!Por josue emidio dso santos 21/04/11
O sindicato deveria criar um programa para os socios do sindicato, que pudessemos financiar casa mais facil, pois vcs me entenderam, né?Por alexandre barbosa da silva 12/04/11
POSSO VOLTAR A SER DELEGADO ME ASSOCIANDO NOVAMENTE COMO METALÚRGICO?Por SEBASTIÃO ANDRADE DOS SANTOS 28/03/11
Na metalúrgica Almar, localizada em São Mateus, os funcionários entram às 05h10 após tomar café, depois deste horário os mesmos realizam outra refeição da seguinte forma: um grupo às 11 horas e outro grupo às12 horas. Gostaria de saber que está de acordo com a Constituição eles trabalharem 06 horas sem direito a alimentar-se. Por maria 04/03/11
Fui demitido efiz homologação central de conciliação,a empresa pediu noventa dias (90), para regularizar os depositos FGTS. Aceitei o acordo, se passaram os 90 dias a empresa não me atende por telefone, e-mail, nem na portaria. Gostaria de saber se eu, ex-funcionário e sócio dos metalúrgicos tenho direito a um advogado do sindicato sem custos. Ou se tenho direito, mas com custo. Seria possivel uma resposta? Fico no aguardo de uma resposta e continuo acreditando que ainda é o melhor sindicado do país. Obrigado. Por paulo rogerio de matos 03/02/11
olá, gostaria de tirar uma dúvida, meu namorado estava trabalhando numa empresa no ramo metalúrgico que faz um grande rodizio de funcionários. Ficam c/ o funcionário 3 meses apenas e vão trocando! Existe como denunciar? Uma falta de respeito com o ser humano.Toda semana contratam e mandam embora! Uma sacanagem...Por cristiana 31/01/11
Qual a vantagem de ser um delegado sindical?Por carlos augusto da c.araujo 16/11/10
Bom dia! Meu marido trabalha em uma metalúrgica em estado precário, o prédio não tem segurança e nem equipamento correto para os funcionários. Pra piorar, ele entrou de férias dia 04/10 e retornaria 02/11 se não tivesse vendido 15 dias, porém o patrão dele pagou somente no dia 07/10 e acho que errado, agora dia 18/10 ele voltou a trabalhar e dia 20/10 o patrão ofereceu vale de R$150,00 e falou que como os outros funcionários estão compensando para folgar dia 02/11 será descontado dele além dos R$150,00 os dias do feriado porque ele não está compensando, mas ele está no período de férias. Pode?Por Luciana Romeu 22/10/10
Quero ser uma delegada sindical, como proceder? Tem algum curso? Desde já, agradeço a atenção! Por raquel pinheiro 25/05/10
Boa noite! Queria saber umas coisas: tenho 17 anos, trabalho em uma fábrica de fechaduras há 3 anos e 3 meses, não tenho carteira assinada e não querem assinar como ajudante geral, não querem me pagar com salário de metalúrgico e sim pelo mínino. Acho simplesmente um absurdo o que estão fazendo comigo. Me disseram assim: "para nós assinarmos sua carteira, você será substituida!". Me ajudem por favor. Perdi meu pai há uma semana, preciso muito ajudar minha mãe em casa com o aluguel. Ganho apenas R$ 510. 3 anos e 3 meses não são 3 dias! Por favor, me responda pelo meu e-mail. Obrigada!Por Sandy Maccari 10/03/10
Trabalhei por 2 anos em uma empresa chamada Miruna, de afiador de ferramentas. Qual é o salário desta função? Por favor, mande por e-mail para que possa revindicar meus direitos. Eu preciso! Favor me responda, aguardo! Grato: EdmilsonPor Edmilson Magalhaes Costa 27/02/10
Boa tarde! Na verdade não é um comentário, é uma dúvida! Quando acontece de alguém da família, no caso o (pai) morre, quantos dias a pessoa tem direito de pegar ? E se são dias corridos ou se são dias úteis? Obrigado pela atenção Por Rafael 22/02/10
Olá. Boa tarde! Meu marido trabalha em uma metalúrgica há 3 meses e até agora nem pensar em registro. Os patrões quando questionados dizem que vão pensar se vão registrar ou não. Outras pessoas que estão lá demorarm alguns meses para serem registrados também. Como faço pra garantir esse direito do meu marido? Teve um rapaz que só foi registrado após 7 meses. Acredita? Existe alguma denúncia, algo a fazer? POR FAVOR ME AJUDEM!Por LUCIANA REGINA DOS SANTOS MARTINS 17/02/10
Bom dia! Tenho duas dúvidas. Trabalho na Bastien das 22:00 as 06:00. Qual a porcentagem do adicional noturno? Eu sou Auxiliar de PCP e tem mais dois auxiliares. Eu fui registrado no mês de janeiro de 2010. Terei o mesmo aumento que os dois funcionários mais antigos tiveram? Ou passarei a ganhar menos? Ai cairemos na situação de três funcionários com a mesma função e salários diferentes. Pode? Fico grato desde já!Por Eduardo dos Santos 09/02/10